Qual será o futuro das cidades, especificamente de Tubarão diante de seu crescimento demográfico e do constante aumento no número de veículos, que acabam gerando problemas de mobilidade? Órgãos públicos, entidades e profissionais de toda a parte têm mostrado preocupação com o assunto e buscam encontrar soluções que favoreçam as pessoas, o meio ambiente e a qualidade de vida. Uma destas soluções está na implantação de parklets.

A proposta de um amplo projeto que contemplaria o Centro, na Cidade Azul, foi apresentado à diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pela arquiteta Michelle Benedet. O projeto, ainda não finalizado, deu uma prévia da importância dos parklets no ambiente urbano e de como seria sua implantação.

Segundo a arquiteta, os parklets ocupam áreas contíguas às calçadas, e instalados em vagas de estacionamento. São construídas estruturas que geram ambiente de lazer e descanso, proporcionando comodidade às pessoas em um espaço compacto, mas com o objetivo de melhorar a área pública e a vida dos seus habitantes.

Conforme a arquiteta, a instalação de parklets tende a aumentar em mais de 10% o fluxo do movimento de pessoas nas ruas. Os primeiros parklets foram construídos em San Francisco, nos Estados Unidos.

Os parklets podem possuir bancos, mesas, pequeno palco, lixeiras, wi-fi e áreas funcionais como bicicletário e outros benefícios.

A importância do projeto
O presidente da CDL, Rafael Gomes Silvério, ressalta a importância do projeto em oferecer um novo aspecto urbano à Tubarão e promover a qualidade de vida da população. Em alguns dias, os projetos dos modelos dos parklets devem ser aprovados pela prefeitura e, posteriormente, apresentados aos lojistas interessados em ter este mobiliário urbano em frente às suas lojas.

Tubarão já está adiantado neste processo com o Projeto de Lei Ordinária 124/2020 que regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária do passeio público, denominado parklets. O projeto relata ainda a “plataforma sobre a área antes ocupada por veículos na via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras e guarda-sóis”, proporcionando lazer, convivência e recreação para a população.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul