Após ter suspendido o início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (28), que os candidatos a bolsas de estudo em instituições de ensino superior poderão se inscrever até sábado (1).

O Programa, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu processo seletivo, concede bolsas de estudo para pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede particular (com bolsa integral) ou na rede pública. Na Unesc, os aprovados pelo Prouni recebem bolsa de estudo de 100%.

A suspensão das inscrições para o Prouni havia sido definida pelo MEC por causa da suspensão na Justiça da divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após erro na correção do Enem de 2019. 

O candidato que tenha interesse em ingressar em uma das graduações oferecidas pela Unesc deve fazer sua inscrição até sábado no site do Programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). O Programa do Governo Federal já beneficiou, desde sua criação até o segundo semestre de 2018, mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

As regras para participação, conforme a assistente social da Central de Atendimento ao Acadêmico da Unesc, Lutiele da Silva Ghelere, definem ainda que somente poderão se inscrever no Prouni para concorrer a bolsa integral os candidatos que desejarem ingressar na primeira graduação e tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Lutiele explica que são muitas as opções oferecidas e que podem transformar a realidade do novo aluno. “A Unesc oferta o Prouni nos mais variados cursos, com a certificação de uma universidade reconhecida pela sua excelência. Ao concorrer a uma vaga é extremamente importante que o candidato fique atento a todas as chamadas do Programa, inclusive na Lista de Espera”, acrescenta.

A lista dos candidatos pré-selecionados, estará disponível na página do Prouni na próxima terça-feira (4), em primeira chamada, e no dia 18 de fevereiro, com a segunda chamada.

Opções diferenciadas

Os candidatos que buscam uma bolsa de estudos, mas não se enquadram nos requisitos do Prouni, podem ser beneficiados conforme o seu desempenho no Enem. Para isso, a Unesc oferece descontos em cursos nas modalidades presencial e a distância que têm como um dos critérios, a nota no exame.

Dessa maneira, os estudantes que realizaram o Enem em 2019 e estiverem ingressando em seu primeiro curso poderão receber 15% de desconto quando atingido até 699 pontos na prova ou 20% caso tenham tirado 700 pontos ou mais na nota final do Enem. Estes descontos são válidos para cursos presenciais e o benefício se estenderá durante toda a graduação.

Pela nota do Enem, os calouros da Unesc dos cursos EAD (Ensino a Distância) poderão receber 15% de desconto no primeiro semestre da graduação – caso tenham atingido o mínimo de 450 pontos e estarem ingressando na primeira graduação.

Outras informações sobre os descontos podem ser obtidas com o setor comercial pelo e-mail comercial@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4500.