#Pracegover Foto: na imagem há construções, árvores e gramados
#Pracegover Foto: na imagem há construções, árvores e gramados

Gravatal deverá ter em breve uma rua coberta. Recentemente foi aprovado o início dos trabalhos do desenho arquitetônico. Assim, a expectativa é que até o janeiro do próximo ano, o município terá as obras da rua coberta iniciada.

Conforme o secretário de Turismo e Indústria e Comércio, Thiago Deodato Pereira, a ideia desta iniciativa na cidade é almejada pelos munícipes há mais de 20 anos. “Quando assumi a secretária em janeiro, já existia uma conversa entre o Conselho Municipal de Turismo, o Contur e representantes políticos. A deputada federal Geovania de Sá e o vereador Rafael Pitoco tinham questionado como poderiam ajudar com o turismo. O Conselho relatou que uma rua coberta seria bem-vinda”, expõe.

Por meio de emenda federal, a legisladora disponibilizou em janeiro deste ano, R$ 400 mil para a realização da obra em Termas do Gravatal. “Fizemos contatos, fomos em Nova Veneza para ver como ficou a rua coberta do município e adquirir ideias. Na quarta-feira da semana passada junto com o Contur conseguimos aprovar a realização do projeto. A expectativa é que em janeiro de 2022 tenha início a construção da rua coberta”, comemora.

Segundo o secretário, a iniciativa trará muitos benefícios para a cidade, como: na are de gastronomia, na visitação do público. A rua será construída próximo à Praça dos Direitos humanos. “Será feita na rua Hélio Armando Agostinelli. Foi escolhida por ser um local onde já se teve restaurantes, bares, cafés coloniais e fica ao lado da feira de engenho, por ter esse perfil gastronômico. Um local plano, por não ter nenhuma garagem próxima e por podermos fechar ela para algum evento”, destaca.

O modelo de rua coberta ficou conhecido há alguns anos em Gramado, no Rio Grande do Sul. No local, o fechamento da rua e a estrutura  permitiu qualificar uma área gastronômica. Na região de Criciúma, por exemplo, alguns municípios já aderiram a iniciativa. Nova Veneza e Forquilhinha são exemplos de cidades que investiram na rua coberta.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul