Cíntia Abreu
Tubarão

Preocupar-se com o futuro faz parte do pensamento de muitas pessoas. A degradação do meio ambiente, por consequência de um estilo de vida e uma base econômica desenfreada, faz com que a quantidade de materiais tóxicos e o lixo aumentem cada vez mais.

No papel de uma cidadã consciente, a aluna do curso técnico de administração do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas (Cedup), Débora Vieira da Silva, uniu o útil ao agradável. Ela criou sua própria empresa para fazer sua parte e contribuir para que exista futuro. De quebra, ela apresentou, onde à noite, seu trabalho de conclusão de curso, justamente enfocado na área ambiental.
A Ecobem trabalha com o reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis. “Sempre me preocupei com a elevação do custo da água. E procuro uma melhor qualidade de vida. Então uni os ensinamentos do curso com a busca de mudar a situação ambiental”, explica Débora.

Para o coordenador do curso de administração do Cedup, Rick de Carvalho, o projeto é audacioso. ”Além de formamos empreendedores, também conseguimos formar cidadãos conscientes”, comemora Rick. Em Tubarão, dois locais já contam com o projeto da aluna. O Centro Comercial Tubarão e o edifício Peterson. O Centro Comercial, além de implantar a sustentabilidade, utiliza de uma estação de tratamento de água para que o líquido possa ser consumido.