Capivari de Baixo

Os contratos para o início das obras civis do Parque Ambiental Jorge Lacerda, projeto desenvolvido pela Tractebel Energia em Capivari de Baixo, serão assinados amanhã, às 14 horas. A expectativa é que esta fase esteja pronta até o primeiro semestre do próximo ano.

“A primeira etapa, iniciada em 2009, encontra-se em fase de conclusão, com a construção da infraestrutura, como o pórtico, sistema de drenagem, vias de acesso, ciclovias, pistas de caminhadas e lago”, lembra o gerente de meio ambiente do complexo e responsável pelo parque ambiental, Alexandre de Souza Thiele.
A segunda etapa da obra compreende o centro de cultura e sustentabilidade – auditório para 350 pessoas, sala de exposições culturais e ambientais e salas de aula -, concha acústica (para eventos musicais e culturais) e espaço multiuso (cantina e recreação).

Estas edificações serão erguidas com mecanismos sustentáveis, como a captação da água da chuva e utilização das cinzas de carvão das usinas na construção dos prédios. Cerca de 25 mil mudas de árvores ornamentais e frutíferas serão plantadas no local.
Com uma área total de 50 hectares, o parque ambiental contará ainda com a realização de pesquisas na área de sustentabilidade, educação ambiental, produção de mudas para reflorestamento, recreação, oficinas de arte, exibição de audiovisuais e muitas outras atividades.