São Ludgero

Cerca de 22 quilômetros de pavimentações serão executados nas principais estradas do interior de São Ludgero. Por meio da parceria entre a prefeitura e a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), os projetos já são elaborados e a expectativa é que sejam concluídos até o fim de junho, quando inicia a etapa de busca pela liberação dos recursos junto ao governo estadual e federal.

A execução das obras trará desenvolvimento às comunidades, novos negócios, facilidade no escoamento da produção, o fomento dos potenciais turísticos diversos, aumento da renda familiar e novas vagas de trabalho. Trechos das estradas para Bom Retiro, Mar Grosso, Barra do Norte, Morro do Cruzeiro e Rio Pinheiros estão incluídos nos projetos em fase de elaboração.

O responsável é o engenheiro agrimensor Renato Mendonça Teixeira. Ele informa que quase todos os levantamentos topográficos já foram realizados e os trabalhos de confecção seguem no setor técnico da entidade. “Acredito que até fim do mês de junho todos os projetos solicitados pelo prefeito Volnei Weber (PMDB) e o vice-prefeito Ibaneis Lembeck estejam concluídos”, calcula.

O prefeito, com foco em dar celeridade à execução do projeto, irá montar uma estrutura na Secretaria de Obras para que o próprio município prepare as bases para receber as camadas asfálticas ou de concreto.

“Assim vamos diminuir o custo de pavimentação, significativamente, manteremos a qualidade das obras e vamos fazer mais com menos, o dinheiro renderá mais e terá uma aplicação ainda melhor”, ressalta.

Trechos que serão contemplados pelos projetos:
• Aproximados 5,8 quilômetros – Estrada Geral Bom Retiro (final da pavimentação já executada, após o bairro Divina Providência
até o centro da comunidade).
• Aproximadamente 2,9 quilômetros – Trecho que vai do bairro Encosta do Sol até o centro da comunidade do Morro do Cruzeiro (salvo trecho já concretado).
• Aproximados 3 quilômetros – Trecho Estrada Geral Mar Grosso
(do loteamento Laranjeiras até o centro da comunidade).
• Aproximados 3,8 quilômetros – Trecho entre as capelas das
comunidades Morro do Cruzeiro e Mar Grosso, passando pelo
acesso das escadarias do Morro da Cruz.
• Aproximados 4 quilômetros – Trecho da Estrada Geral Barra do
Norte (da rótula de acesso ao Bom Retiro no bairro Divina Providência até a propriedade de José Carlos Rafael da Rosa).
• Aproximados 2,5 quilômetros – Trecho da Estrada Geral Rio Pinheiros (da pavimentação ao final da rua Irmã Teófana, próximo
ao Quartel do Corpo de Bombeiros, até a ponte de acesso à Estrada Geral Três Divisas, propriedade de Vendolino Heidemann).