Liliane Dias
Braço do Norte

Através de empresas de um mesmo ramo de atividade que, apesar de concorrentes, atuam em conjunto na solução de problemas comuns, foram criados dois núcleos setoriais em Braço do Norte: o de informática e o metal-mecânico. A realização é uma parceria entre a Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale), Sebrae e empresários da região. A idéia é promover o associativismo e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas através de sua organização.

Dessa forma, é possível proporcionar condições de negociar melhor a aquisição de equipamentos e matérias-primas, além de facilitar o acesso às inovações tecnológicas e cursos de aperfeiçoamento e qualificação. Os núcleos foram criados há três meses. Os encontros, realizados quinzenalmente na sede da Acivale, contam com a orientação de profissionais do Sebrae.

Nos dois segmentos, somam-se cerca de 30 empresas já engajadas no programa. A expectativa é de que outras possam aderir aos núcleos para identificar problemas e necessidades, trocar informações e proporcionar treinamentos e consultoria para qualificar cada vez mais os colaboradores.