#Pracegover foto: na imagem há várias pessoas
#Pracegover foto: na imagem há várias pessoas

A Índia vacinou 10 milhões de pessoas contra a Covid-19 em apenas um dia, um recorde, anunciaram neste sábado as autoridades do país asiático, que tenta lutar contra uma nova onda anunciada da epidemia. O primeiro-ministro Narendra Modi celebrou o que chamou de “proeza memorável”, que aconteceu na sexta-feira neste país de mais de 1,3 bilhão de pessoas, o segundo mais populoso do mundo. “Felicitações aos que se vacinaram e aos que transformaram em sucesso esta campanha”, escreveu Modi no Twitter.

O governo indiano, muito criticado após uma brutal expansão da epidemia que provocou mais de 200 mil mortes em abril e maio, espera vacinar 1,1 bilhão de pessoas até o fim de 2021. Mas o objetivo enfrenta obstáculos devido à escassez e aos erros administrativos. Desde o início da campanha, apenas 15% da população foi vacinada.

Apesar das advertências dos especialistas, quase todas as restrições foram suspensas e o número de contágios subiu com força – 46 mil novos casos neste sábado -, o que está provocando o colapso das infraestruturas de saúde. A Índia é um dos países mais afetados pela covid-19, com mais de 32 milhões de casos confirmados e mais de 437 mil mortes.