Imbituba

A Imbitubense Larissa Jorge, de 26 anos, ganhou destaque nacional nesta semana sendo citada pela versão eletrônica do jornal O Globo, como uma das maiores influencidoras digitais para surdos brasileiros. Ela tem quase 33 mil seguidores em seu canal no Youtube “Larissa Jorge”.

A jornalista Ana Paula Blower assina o “Tô Dentro”, blog do jornal carioca que abre espaço para iniciativas e promovem a inclusão de pessoas com deficiência e síndromes, deu grande destaque à atuação da imbitubense.

Nos vídeos Larissa informa, motiva e diverte seus seguidores utilizando a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas.  Larissa também já foi destaque na revista Capricho e dos sites Adoro Maquiagem e G1 Santa Catarina, recebe carinho dos internautas e em vídeos que chegam a superar 100 mil visualizações.

À reportagem, Larissa conta que a ideia do canal no Youtube surgiu quando ela, em uma pesquisa sobre maquiagem, descobriu um mundo de informações na internet. Esse universo, entretanto, não era tão acessível para a imbitubense, que perdeu a audição aos oito meses de vida.

“Assistia sem parar para entender as técnicas, mas imagina a dificuldade que tinha para entender? Percebi que outras meninas surdas também não tinham acesso a esse mundo que parece tão “normal”. Por que não poderíamos estar lindas com técnicas superfáceis?” questiona a jovem. 

Larissa então buscou facilitar o acesso às informações. Ela se comunica por Libras nos vídeos e coloca legendas em todos eles. Engajada na causa da inclusão, a youtuber acredita que, ao mostrar a cultura dos surdos, diminui as barreiras entre eles e ouvintes.

“Não somos extraterrestres”, enfatiza a moça, que tem a ajuda do namorado para gravar os vídeos, apesar de fazer quase tudo sozinha. “Apenas nos comunicamos de forma diferente”.