Após 12 dias sem registros de novos casos de pacientes contaminados pelo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba (Semusa), divulgou um novo caso de paciente com a doença no município. Com a confirmação desta segunda-feira, a cidade portuária registra 30 pessoas infectadas com a Covid-19.

Dos 30 pacientes diagnosticados com coronavírus, 27 pessoas estão recuperadas. A Capital da Baleia-Franca não registrou nenhum óbito. Inúmeras medidas de prevenção são realizadas na cidade do Litoral Sul de Santa Catarina.

Trata-se de uma mulher, de 77 anos, moradora do bairro Ibiraquera, que contraiu a doença após ter tido contato com uma pessoa de fora do município, que esteve em Imbituba no feriado do Dia das Mães. A paciente está em isolamento domiciliar.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.

O diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir da indicação de caso suspeito nos serviços de saúde, quando é coletada uma amostra de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). As análises ocorrem no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, (Lacen/SC), Fiocruz (RJ), laboratórios particulares e testes rápidos.