Mais nove casos positivos da Covid-19 foram registrados nesta sexta-feira (26), em Imbituba. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), agora são 293 confirmações contra as 284 registradas na quinta-feira. Há 109 casos recuperados.

Conforme a Semusa, 182 pacientes estão em tratamento domiciliar e duas pessoas seguem internadas em unidades de saúde. A Capital da Baleia-Franca tem em seus registros 128 casos suspeitos, 1846 exames coletados com resultado negativo e não há registros de óbito.

Dos nove pacientes, oito foram confirmados por teste rápido e um pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Seis casos contraíram a doença por contato com pessoas anteriormente positivadas e, três, por transmissão comunitária. Todos estão estáveis e em isolamento domiciliar.

O crescimento no número de casos também está associado ao comportamento da sociedade e ao retorno de parte das atividades econômicas no Estado, com a reabertura de estabelecimentos de diversos segmentos. O número de pessoas que circulam no comércio e demais espaços públicos aumentou o contato físico entre as pessoas e diminuiu o isolamento social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a melhor forma de prevenção para evitar o contágio é o isolamento social que diminui o contato entre pessoas.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).