A Secretária Municipal de Saúde de Imbituba (Semusa), confirmou nesta sexta-feira (3) mais seis casos de Covid-19 no município. Os seis foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Os pacientes contraíram a doença por transmissão comunitária.

De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade agora tem 358 pacientes que deram positivo para coronavírus. Desse total, 74 pessoas estão em isolamento domiciliar e 284 foram curadas. Foram descartados 2009 testes e há 88 casos suspeitos. Não há registro de óbito.

De acordo com o prefeito da Capital da Baleia-Franca, Roselvado Junior, o aumento no número de casos da Covid-19 na região da Amurel tem preocupado as lideranças municipais. “Diante do cenário em que a região se encontra, é tão importante uso de máscaras em locais públicos e privados. O distanciamento social continua sendo uma arma eficaz contra o novo coronavírus. Por isso, pedimos: se puder, fique em casa. É pela sua saúde, é pela saúde de todos nós”, enfatiza.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.