A força-tarefa responsável pela higienização de espaços públicos em Imbituba fará um trabalho de limpeza nesta quinta (23) e sexta-feira (24), no prédio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), incluindo as farmácias básica e judicial, e as sedes do Centro de Referência da Mulher (Cerem), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Policlínica Central. Estes locais estarão fechado.

A ação busca limpar locais com fluxo frequente de pessoas como uma tentativa de evitar a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O expediente nos locais voltarão à

normalidade na próxima segunda-feira (27).

A secretária de Saúde do município, Graciela Wiemes Ribeiro, afirma que não haverá nenhum prejuízo para população, já que não são serviços de atenção básica. “Vamos aproveitar para fazer a higienização que nesse momento é de extrema importância. Seguimos com as unidades de saúde atendendo normalmente e a tenda de acolhimento para pacientes sintomáticos”, pontua.

A sanitização de ambientes, que também é chamada de desinfecção, é um conjunto de processos de sanitização que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e também de ácaros presentes nos ambientes. A realização deste conjunto de medidas de sanitização de ambientes de forma concomitante potencializa a ação dos processos entre si.

Especificamente contra o atual Corona Vírus (COVID-19), a ação é eficaz na eliminação e precisa ser complementada com a limpeza e desinfecção de áreas de manuseio constante, como maçanetas, puxadores de armários e eletrodomésticos. Contudo, é vital ressaltar que a ação desinfetante só acontece no momento da aplicação, ou seja, terminado o processo e depois das superfícies estarem secas, o trânsito de pessoas contaminadas já pode provocar a nova contaminação do ambiente.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul