#Pracegover Foto: na imagem há casas, prédios, ruas e mar
#Pracegover Foto: na imagem há casas, prédios, ruas e mar

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Imbituba começa no dia 12 de abril. O primeiro prazo possibilita ao contribuinte a quitação do IPTU em cota única, com 20% de desconto.

O contribuinte ainda terá a possibilidade de pagar o imposto de forma parcelada, em até 5 vezes, com o início da cobrança na mesma data, 12 de abril. Depois do vencimento das parcelas, o morador poderá pagar com a emissão de segunda via do carnê, mas, desta vez, com multas e juros.

Em todos os casos, os boletos de cobrança são emitidos pelo site da prefeitura, no endereço eletrônico: www.imbituba.sc.gov.br, no link “GUIA DE IPTU”.

Outra opção é o contribuinte se dirigir ao setor de tributação da prefeitura, que fica localizado no Paço Municipal (Rua Ernani Cotrin, n º 601, Centro), das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, para a retirada das guias.

O pagamento pode ser feito através das agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bem como, nas casas lotéricas.

Segundo a Secretária Municipal da Fazenda, Adriane Luiz, os contribuintes têm 30 dias para contestarem eventuais irregularidades verificadas na cobrança do tributo, através de processo administrativo.

Ainda de acordo com a secretária, a partir do próximo ano, o município não enviará mais carnê de IPTU aos contribuintes, já que a emissão será feita pelo site da prefeitura ou através da retirada presencial no setor de tributação.

Os valores do IPTU são investidos em melhorias para a população, principalmente, nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.