Mais de 72% dos imbitubenses aptos a se vacinar já tomou as duas doses do imunizante em 2021. Isso amenizou os sintomas das pessoas que contraíram a doença neste começo de ano, avalia o prefeito Rosenvaldo Jr (foto: Prefeitura de Imbituba)

O alastramento da Covid-19 em Imbituba é bastante preocupante e deixa o sistema de saúde em alerta máximo.

No começo da noite desta terça-feira (11), a Vigilância Epidemiológica do município confirmou que existem 1.254 casos ativos da Covid-19. Só hoje, 407 novos casos foram confirmados no município.

Com esse dado, a Capital Nacional da Baleia Franca supera Criciúma, a maior cidade do Sul do Estado e, até então, o município com a maior quantidade de pessoas doentes (962 infectados, nesta terça).

Confira o boletim informativo divulgado no início da noite desta terça-feira, pela Prefeitura de Imbituba:

Na antevéspera do Natal (23/12), a cidade do litoral tinha nove casos ativos. Hoje, com a confirmação dos 1.254 infectados, Imbituba amarga um crescimento acima de 13.800% em duas semanas.

A maior preocupação é com a rapidez com que a doença se espalha pela cidade, muito provavelmente por conta da cepa ômicron, cuja transmissibilidade é muito maior em relação a todas as variantes descobertas até agora pela ciência.

Ainda que os números sejam assustadores, é importante ressaltar que a maioria das pessoas têm sintomas mais leves, pois quase todos estão com o ciclo vacinal completo.

Contudo, existem casos pontuais que inspiram mais cuidados médicos e são tratados no Hospital São Camilo. No total, a única instituição hospitalar da cidade contabiliza nove internações por Covid-19.

Oito delas estão em isolamento (são seis suspeitos e dois confirmados). Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há um caso confirmado: trata-se de um morador de Garopaba, internado há cerca de duas semanas.

A partir desta terça-feira (11), o Ginásio de Esportes Olivar Francisco, no Centro, passou a ser o Centro de Enfrentamento de Imbituba. Até esta segunda-feira (10) isso era feito na estrutura do bairro Vila Nova.

Ginásio de Esportes Olivar Francisco, no Centro, passou a ser o Centro de Enfrentamento de Imbituba (foto: Prefeitura de Imbituba)

O local atende das 8 às 17 horas e permanecerá em funcionamento enquanto os números não voltarem a ficar estáveis no município, anuncia o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior (veja no vídeo abaixo)

A Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas, mas as pessoas com sintomas gripais devem evita-las. O indicativo é para que sigam exclusivamente para o ginásio.

As urgências e emergências continuarão a ser atendidas no Hospital São Camilo. A imunização para a Covid-19 segue exclusivamente na Policlínica Central.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul