A Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba confirmou, nesta segunda-feira (3), quatro novos casos de coronavírus. Agora são 47 infectados pela Covid-19 no município. Trata-se de duas mulheres de 45 e 53 anos, dos bairros Vila Nova e Nova Brasília e dois homens de 29 e 33 anos, de Vila Nova e Vila Alvorada respectivamente.

Na Capital da Baleia-Franca, foram descartados 270 exames e ainda há 23 casos suspeitos. Dos 47 diagnósticos positivos, 36 pessoas estão curadas, dez em tratamento domiciliar e uma pessoa permanece internada em hospital.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.

O diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir da indicação de caso suspeito nos serviços de saúde, quando é coletada uma amostra de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). As análises ocorrem no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, (Lacen/SC), Fiocruz (RJ), laboratórios particulares e testes rápidos.