O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba (Semusa) desta quarta-feira (17), registrou mais cinco novos casos positivos para a Covid-19 no município. Assim, a Capital da Baleia-Franca chega em 217 casos do novo coronavírus.

Dos casos registrados nesta quarta-feira, quatro são por transmissão comunitária e um que teve contato com um paciente anteriormente positivado. Os testes positivados foram confirmados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e entre os Bombeiros Comunitários. Diariamente, a cidade portuária divulga informações dos casos relacionados ao novo coronavírus, a Covid-19.

Na Capital da Baleia-Franca há 47 recuperados, 170 pessoas em tratamento, 22 casos suspeitos, 1412 descartados e não há registro de óbito. Em Santa Catarina há 15.015 casos confirmados de Covid-19, 12.633 estão recuperados e 2.166 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 216 óbitos já foram causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,44%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.