#Pracegover foto: na imagem há uma baleia, pedras e o mar
#Pracegover foto: na imagem há uma baleia, pedras e o mar

Uma baleia jubarte foi enterrada na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, nesta sexta-feira (22). O animal foi encontrado morto no local no último domingo (17). O animal tinha cinco metros de comprimento e cinco toneladas.

A baleia é considerada filhote. Os trabalhos ocorreram por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca (SEDAP) da cidade portuária. O animal estava em estado de decomposição.

Desde o início da semana uma força-tarefa, que envolveu os pescadores da região, foi realizada para tentar remover e enterrar o mamífero. No entanto, o mar agitado e a força do vento atrapalharam os trabalhos. As condições adversas impediram a retirada da baleia pelo mar e pela terra.

Após muitos dias de tentativa, com o auxílio dos pescadores e com o apoio do Programa de Monitoramento de Praias, da APA da Baleia Franca e do Instituto Australis, as equipes e máquinas da prefeitura de Imbituba conseguiram remover o animal do canto norte e enterrar na Praia de Itapirubá. Pesquisadores estudam as possíveis causas da mortalidade de baleias, como mudanças climáticas, variação na disponibilidade de alimento e alterações no padrão das correntes marítimas que podem induzir as baleias a se deslocarem para a costa.

Conforme informações não há risco do local apresentar mal cheiro ou sujeira por causa da profundidade da cova. Quando o animal está em boas condições o correto é enterrá-la na areia, assim a decomposição ocorre no subsolo, não causando danos ao meio ambiente e nem as pessoas do local.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul