#Pracegover foto: na imagem há uma baleia, um homem , areia e o mar
#Pracegover foto: na imagem há uma baleia, um homem , areia e o mar

Uma baleia foi encontrada em estado de decomposição encalhada na Praia da Ribanceira, em Imbituba, nesta sexta-feira (12). O animal apareceu pouco dias depois de uma baleia, também ser localizada por moradores em outra praia da cidade portuária, no final do mês passado. Por causa do avançado estado de decomposição não foi possível saber espécie do mamífero.

Uma equipe do PMP-BS/Udesc, em Laguna, foi até o local para coletar o esqueleto e posteriormente o enterro da carcaça conforme o Protocolo de Emalhes e Encalhes da APA da Baleia Franca. Nas regiões litorâneas, como é o caso de Imbituba, as baleias encontram águas mais tranquilas e aquecidas para acasalamento e reprodução e, a partir de setembro, os filhotes retornam às regiões polares.

A quantidade de redes de pescas que podem enroscar os animais marinhos, o aumento de lixo lançado no mar e a presença de embarcações que atormentam os animais, acabam contribuindo para a morte dessas baleias, que morrem próximas à costa e acabam tendo suas carcaças arrastadas para as praias. Nesta quinta-feira (11) uma baleia Jubarte foi encontrada na costa, em Balneário Camboriú. Em 2021, segundo Instituto Baleia Jubarte, foram registradas 61 ocorrências de encalhes de baleias jubarte nas praias de Santa Catarina.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul