O Papa Francisco é o primeiro representante da América Latina a assumir o mais alto posto da Igreja Católica. Ele sempre foi caracterizado por seus múltiplos atos de bondade e sinais de humanidade durante vários eventos públicos e privados.

Um dos mais famosos atos de gentileza do papa ocorreu em outubro de 2017, mas voltou a ganhar destaque nas redes sociais. Um gesto simples, mas que mais uma vez mostrou ao planeta todo o enorme e nobre coração do Sumo Pontífice. 

As imagens mostram uma menina com Síndrome de Down sentada ao lado do papa, que tem sua mãozinha segurada de maneira amigável. Embora, no início, a versão que a menina havia interrompido acidentalmente o meio de uma cerimônia religiosa circulasse, mais tarde soube-se que o líder a tinha convidado para sentar-se ao lado dele durante seu discurso. 

A menina, Gemma Pompili, na época com quatro anos, integrava a equipe italiana de futebol das Olimpíadas Especiais e foi convidada a sentar-se ao lado do Papa Francisco durante o evento, depois de ter lhe oferecido sapatilhas vermelhas em nome do time.