Há dias o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalha para conter focos de incêndios no Parque Estadual do Rio Vermelho. De janeiro a abril deste ano, 163 hectares do local foram destruídos pelo fogo. Para sensibilizar a população para a necessidade de evitar incêndios e preservar estes locais que conservam a biodiversidade catarinense, o IMA lança a campanha Nosso Parque.

Em Santa Catarina, foram 3.369 ocorrências de incêndio em vegetação entre o dia 1º de janeiro e 31 de maio de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 692 ocorrências. Os dados são dos Bombeiros.

O momento exige cuidado redobrado porque o estado enfrenta situação de estiagem, com pouco registro de chuva, o que deixa as vegetações mais secas e passíveis de incêndio.

Desta forma, o IMA alia-se a toda a comunidade dos entornos dos Parques e à sociedade catarinense. Ações simples podem ser fundamentais para evitar novos incêndios e mais destruição da natureza. Desta forma, é importante NÃO FAZER:

Churrasco no chão;
Acampamentos;
Fogueiras;
Jogar bituca de cigarro no chão ou na restinga;
Queimada de limpeza;
Celebração religiosa com velas;
Uso de fogos de artifício;
Balão de São João.
A campanha é divulgada nas redes sociais do IMA e das entidades parceiras e, em breve, um e-book será lançado com mais informações e dicas sobre combate a incêndios e o que NÃO FAZER em trilhas e passeios em meio à natureza.