Wagner da Silva
Tubarão

Uma boa notícia para os moradores de Tubarão atendidos pela Celesc: a prefeitura disponibiliza, desde sexta-feira feira, um telefone gratuito utilizado para pedidos de manutenção da iluminação pública. Até então, pessoas que, por exemplo, percebiam uma lâmpada quebrada, usavam o 0800 da Celesc, em Florianópolis, ou um telefone convencional da prefeitura de Tubarão.

Agora, através do 0800-643-5959, o contribuinte solicita a substituição de lâmpadas ‘em casa’, sem gastar um centavo pela ligação. Basta ter em mãos uma fatura de energia elétrica. O consumidor continua a pagar a contribuição mensal o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

O número gratuito vale para moradores da região central da cidade. A responsabilidade de manutenção desta área era da Celesc. Desde maio, a prefeitura assumiu os serviços da Celesc e contratou a empresa Botega Montagens Elétricas Ltda. A empresa também ficará responsável pela manutenção da iluminação de pontes, praças e avenidas. “Nós fizemos uma alteração no convênio com a Celesc, que agora só fica responsável pela manutenção de rede de alta tensão”, afirma a coordenadora da Cosip, Reneuza Marinho Borba.

Ela espera otimizar o tempo de atendimento dos pedidos. “Antes, as ligações caíam na Celesc, em Florianópolis, o que gerava acúmulo de trabalho. Agora, queremos agilizar este serviço e atender, no máximo, em 48 horas”, aposta. O prazo de atendimento da Celesc era de 72 horas.

Onde procurar
Além do telefone gratuito, as solicitações de serviço podem ser feitas através do e-mail cosip@tubarao.sc.gov.br, ou ainda pelo telefone 3621-9023. Os telefones estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.