O bispo diocesano, Dom João Francisco, antecipou hoje (22) na Rádio Tubá, em Tubarão, que as missas continuam a ser realizadas sem a participação de fiéis. Uma portaria foi publicada pelo governo de SC no último dia 20 que permite a reabertura com a permissão da entrada das pessoas.

Uma nota oficial do estado (bispos do regional) ainda será emitida nesta quarta-feira. “Algumas coisas do decreto ou da portaria não estavam muito claras, algumas impraticáveis. Fizemos várias reuniões ontem para discutir o assunto, e hoje ainda deve sair uma carta em nome dos bispos de Santa Catarina. Há dificuldades para o cumprimento das exigências dessa portaria, que exige muitas coisas”, afirmou o bispo.

A portaria define regras, que incluem distância de 1,5 metro entre os fiéis, ocupação limitada a 30% da capacidade, disponibilização de álcool em gel ou similares, entre outras exigências. Os frequentadores também terão que usar máscaras. E pessoas do grupo de risco, como idosos, não poderão frequentar esses espaços.

COMUNICADO
Após a portaria publicada pelo governo estadual no último dia 20 permitindo a reabertura das igrejas, foram muitos os questionamentos feitos. Diante da inviabilidade em atender alguns itens da portaria, o bispo diocesano, Dom João Francisco, informa que as igrejas na Diocese de Tubarão permanecem com as missas sem a participação de fiéis.