#Pracegover Foto: na imagem há mulheres comemorando com diplomas nas mãos e cadeiras verdes
#Pracegover Foto: na imagem há mulheres comemorando com diplomas nas mãos e cadeiras verdes

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançam em Tubarão, no próximo dia 11, às 19h, o projeto Qualifica Mulher, que oferta cursos de capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social nas regiões da Amurel e da Amrec.

O lançamento do Qualifica Mulher será no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva (Rua Manaus, 172, Tubarão). O evento contará com a presença da secretária nacional em exercício de Políticas para as Mulheres, Viviane Dutra, da diretora de Políticas para as Mulheres e Relações Sociais, Fernanda Marsaro dos Santos, ambas do Ministério da Mulher, e do reitor do IFSC, Maurício Gariba Jr. O ato também contará com apresentações culturais locais e com a presença de dirigentes do IFSC e de autoridades regionais.

Pela manhã, às 9h, a delegação do Ministério da Mulher, acompanhada de dirigentes do IFSC, fará uma visita à Penitenciária Feminina de Criciúma, para conhecer de perto as ações de capacitação profissional desenvolvidas pelo IFSC no local. Em seguida, às 10h30, serão visitadas as estruturas onde serão desenvolvidas as ações do Qualifica Mulher no município de Balneário Rincão, parceiro do projeto.

O projeto “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino” é resultado de uma parceria entre os câmpus Tubarão e Criciúma do IFSC, com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Até o fim do projeto, serão ofertadas vagas para 490 mulheres em situação de vulnerabilidade social das regiões da Amurel e da Amrec, no sul catarinense, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em áreas como Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino; Empreendedorismo Feminino; Comunicação e Atendimento ao Cliente; Inovação e Criatividade; Inclusão Digital; Instalações e Serviços de Eletricidade; Cidadania, Alfabetização e Letramento.

No momento, já foram concluídos três cursos, em caráter experimental, nos municípios de Orleans e Tubarão. Para fevereiro, está prevista a abertura de outros 13 cursos em dez municípios da Amurel e da Amrec.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Ifsc