Interessados em concorrer às vagas para os cursos superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC) devem se inscrever pelo  Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em https://sisu.mec.gov.br/, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, conforme cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para se inscrever pelo Sisu, os candidatos deverão usar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

No total, são oferecidas 1.870 vagas para 23 opções de cursos gratuitos no IFC. Destas, 1.750 vagas serão ofertados nos 15 campi, com início no primeiro semestre de 2022, nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira. As demais 120 vagas são oferecidas para início no segundo semestre de 2022, nos campi de Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e São Bento do Sul.

Ações afirmativas: Os processos seletivos do IFC realizam reserva de vagas através do Sistema de Ações Afirmativas (cotas). Portanto, o candidato deve estar atento no momento da inscrição e optar pelas ações afirmativas ou pela ampla concorrência. Os cursos de licenciatura também possuem reserva de vagas para docentes de escolas públicas. Todos os detalhes e pré-requisitos para cada uma das opções de reserva de vagas estão descritos no item 5 do Edital 02/2022.

Confira todas as informações sobre o processo seletivo no Edital 02/2022.

https://ingresso.ifc.edu.br/2022/02/07/sisu-2022-cursos-superiores-de-graduacao/

Cadastro de reserva IFC

Quem não participou do Enem 2021 terá a oportunidade de concorrer às vagas do IFC por meio do cadastro de reserva do Instituto, caso haja vagas remanescentes do processo regular. O edital com as orientações sobre essa forma de ingresso está disponível no Portal de Ingresso do IFC (https://ingresso.ifc.edu.br/2021/12/13/edital-de-cadastro-reserva/). As inscrições para o cadastro de reserva serão aceitas até 13 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo Portal do Candidato do IFC. (https://candidato.ifc.edu.br/)

“O regulamento de ingresso estabelece que, para os editais de cadastro de reserva e vagas não ocupadas, o critério de seleção é a análise de histórico escolar”, explica André Zuconelli, coordenador geral de Avaliação e Ingresso no IFC.

Confira aqui as principais informações sobre o cadastro de reserva. (https://noticias.ifc.edu.br/2022/01/06/inscricoes-para-o-cadastro-reserva-de-vagas-destinadas-aos-cursos-superiores-do-ifc/)

Campi e cursos ofertados

Turmas para o 1º semestre de 2022

Abelardo Luz: Pedagogia – ênfase em Educação do Campo

Araquari: Agronomia, Ciências Agrícolas, Medicina Veterinária, Química, Redes de Computadores, Sistemas de Informação

Blumenau: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Pedagogia

Brusque: Química, Redes de Computadores

Camboriú: Agronomia, Matemática, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet

Concórdia: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Medicina Veterinária

Fraiburgo: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ibirama: Design de Moda

Luzerna: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica

Rio do Sul: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Mecatrônica, Física, Matemática, Pedagogia

Santa Rosa do Sul: Agronomia

São Bento do Sul: Engenharia de Controle e Automação

São Francisco do Sul: Engenharia Elétrica, Logística

Sombrio: Gestão de Turismo, Matemática, Redes de Computadores

Videira: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Pedagogia

Turmas para o 2º semestre de 2022

Rio do Sul: Agronomia

Santa Rosa do Sul: Agronomia

São Bento do Sul: Engenharia de Computação

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: IFC