Com o decreto que proíbe aglomeração de pessoas em locais públicos, a prefeitura de Capivari de Baixo criou um plano de ação para manter as vacinas contra a gripe em dia.

A Secretária de Saúde do município, Adriana Rufino, diz que os profissionais de saúde irão até à casa dos idosos para fazer as vacinas. 

Nesta segunda-feira, 5 bairros serão atendidos: ESFs Santo André, 3 de Maio, Centro II, Otto Feuerschüette e Ilhotinha. Os demais bairros serão atendidos ao longo da semana. 

Conforme Adriana, as vacinas contra a gripe não serão feitas nos ESFs como nos outros anos. “O Centro I está recebendo as pessoas para fazer as vacinas do calendário vacinal. E o 3 de Maio não fará a vacina da gripe porque a técnica responsável está em atendimento domiciliar”. 

O plano de ação para a vacinação dos idosos ainda está em avaliação. Conforme Adriana, no fim do dia haverá uma reunião para identificar se ação foi positiva e se a equipe continuará indo nas casas dos idosos.

Caso dê certo, diz Adriana, os trabalhos serão continuados nesta primeira fase da campanha. Ainda não há informação de como será a vacinação nas próximas fases.

FASES DA CAMPANHA

Esta é a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, que vai de 23 de março a 15 de abril, que atenderá os idosos

Na segunda fase, entre 16 de abril e 08 de maio, professores, profissionais das Forças Armadas e salvamento, além dos doentes crônicos são as categorias priorizadas.

Na terceira etapa, que vai de 09 de maio a 22 de maio, os grupos priorizados são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, puérperas, indígenas e portadores de condições especiais.

Os alunos da Apae serão vacinados no dia 06/04, nos períodos matutino e vespertino.