A quarentena trouxe muitas modificações na vida de todos nós. Ajustes na atividade profissional, na convivência familiar, nas atividades das crianças e privação do lazer, fizeram com que muitas pessoas se sentissem mais irritadas, frustradas e de mau humor.

Especialmente para aqueles acostumados a se exercitarem regularmente, os efeitos foram ainda piores. Isso porque o exercício físico pode melhorar nosso estado de humor por meia hora ou mais, após as atividades.

Essa sensação de prazer, contentamento, alegria e felicidade é proveniente da liberação de neurotransmissores, como a dopamina, a endorfina, a serotonina e a oxitocina, produzidas no cérebro após praticarmos atividades físicas. Então, é natural que, ao diminuirmos nossa prática de exercícios, passamos mais tempo mau humorados, estressados e ansiosos.

A boa notícia é que, exercício físico moderado, por pelo menos 30 minutos diariamente, já é suficiente para melhorar seu humor, ainda que você já estivesse regularmente treinando em alta intensidade. E para quem ainda não começou, esse é mais um motivo e um ótimo momento para iniciar uma mudança de estilo de vida.

O prazer pela prática de exercícios é a chave para a manutenção do mesmo, especialmente em tempos de pandemia. Quando pensamos em iniciar a prática de exercícios, muitas vezes não sabemos direito qual atividade praticar, logo, você precisa experimentar várias atividades até que consiga sentir-se motivado.

Não pense no exercício físico somente como um promotor da melhora da sua aparência física, até porque você irá experimentar muitos benefícios antes de ver qualquer resultado físico. Aposte na melhora do seu humor, da sua qualidade de vida e da sua capacidade funcional, esses sim são excelentes motivos para iniciar/continuar com os exercícios físicos.