Oficialmente o inverno inicia no próximo dia 21, terça-feira, mas o frio intenso já se faz sentir há muitos dias. As baixas temperaturas acometem mais as doenças respiratórias. Esta situação vem acarretando o aumento substancial de ocupação de leitos pediátricos e consequentemente lotando o Pronto Atendimento e acarretando um tempo maior de espera.

Na ocupação de leitos pediátricos, o Hospital Unimed Tubarão tem registrado o atendimento às crianças recém-nascidas de 20 dias até os seis anos de idade. Até segunda-feira (13/6) 10 crianças estavam internadas. Para poder atender a demanda foi alterada a estrutura da UTI pediátrica, utilizando três quartos de internação como áreas de isolamento.

Geralmente na UTI pediátrica as crianças ficam num bercinho uma ao lado da outra. “Com a questão da Covid e da influenza, elas não podem ocupar o mesmo espaço. A estratégia adotada foi criar áreas de isolamento”, explica Dr. Marcelo Losso, diretor técnico do Hospital Unimed Tubarão.

Esta situação, segundo ele, tem muito a ver com o retorno das aulas, quando as crianças ficam mais expostas. “Estas crianças ficaram muito tempo em casa. Voltando ao ambiente escolar, começaram a ter contatos e o vírus foi circulando”, ressalta. Explica que, com a imunidade mais baixa, acabam se infectando e gerando os problemas que estão ai, aliado a algumas comorbidades e doenças preexistentes em alguns casos.

Os casos de sintomas gripais e respiratórios têm levado um aumento substancial de pacientes, tanto de crianças quanto de adultos, ao Pronto Atendimento. Segundo Dr. Marcelo Losso, existe uma preocupação diante da capacidade de esgotamento de leitos. Diante desta possibilidade, já se pensa em ampliar o número de leitos, prevendo que se está iniciando o inverno com mais de dois meses pela frente com previsão de frio intenso.

Ao lado desta situação pediátrica, existe a constatação de aumento dos casos de Covid entre adultos. O Hospital Unimed Tubarão já registra quatro casos de internações, mas nenhum em UTI, São casos mais leves, mas tem muita gente infectada. O diretor técnico do Hospital Unimed lembra que manter a vacinação em dia é essencial.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Unimed TB