Ao que parece uma luta de longa data começará a ser resolvida nesta quinta-feira (13), em Laguna, na região da Grande Tubarão. Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão inaugurados nesta quinta à noite, no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.

O projeto para a implantação da UTI foi criado há mais de 10 anos, o local construído em 2014, no entanto, só agora o espaço será utilizado. As instalações foram concluídas há poucos dias. Para a finalização dos trabalhos, a instituição recebeu um convênio de R$ 476 mil da prefeitura.

Neste primeiro momento, todos os leitos serão usados para casos de coronavírus. Porém, conforme a pandemia amenizar, o hospital passa a utilizar os leitos como opção para atender casos de baixa e média complexidade. A abertura oficial dos leitos ocorre na próxima segunda-feira (17).

A expectativa é que o governo de Santa Catarina possa contribuir com os custos para manter o setor até o fim deste ano. Os recursos serão oriundos dos governos estadual e federal. A partir de janeiro, os custos com a unidade ficarão a cargo da casa de saúde. É possível que a Câmara Municipal possa contribuir com emendas, que cheguem ao montante de R$ 2 milhões.

O diretor-técnico do hospital contou que os medicamentos para o tratamento dos pacientes de UTI chegaram nesta quarta-feira e assim, é possível ocorrer a abertura do setor. “São medicações de alto custo e estavam em falta no mercado, o que estava impossibilitando a inauguração da UTI. Porém acabamos de conseguir junto à Secretaria de Saúde do Estado”, explicou.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul