Mais 30 leitos de terapia intensiva serão disponibilizadas nos próximos dias, no Vale do Araranguá. Vinte novos leitos serão implantados no Hospital Regional de Araranguá (HRA) e outros 10 serão abertos no Dom Joaquim, de Sombrio.

O reforço na estrutura hospitalar do Extremo Sul foi determinado pelo governador Carlos Moisés, foi anunciado na tarde desta quinta-feira (25), durante agenda de trabalho nos dois municípios.

“Avançando na oferta de leitos, vamos atender mais pessoas e enfrentar essa crise que se agrava em todo o Brasil. Os nossos esforços estão focados em conter a propagação da Covid-19 para proteger a vida, garantir segurança e o convívio seguro. O momento pede união e solidariedade. É uma doença não individual, mas da sociedade. Vamos vencer e, tenho certeza, seremos uma referência de atendimento e socorro para as demais unidades da federação no Brasil”, afirma Carlos Moisés.

Em Sombrio, num ato na Câmara Municipal, o governador oficializou o repasse de R$ 1,5 milhão para a implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Dom Joaquim. Em seguida, no Center Shopping Araranguá, Carlos Moisés anunciou a habilitação de mais 20 leitos de terapia intensiva no HRA, chegando a 40 no total.

A Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc) garantiu 10 ventiladores mecânicos para auxiliar nessa ampliação. Todos os novos leitos serão custeados pelo Governo do Estado.

 

De 70 para 166 leitos no Sul de SC

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado mais que dobrou o número de leitos de UTI adulto no Sul de Santa Catarina. O número passou de 70 para 166, sem contar os anunciados nesta quinta-feira.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o reforço na estrutura hospitalar é a melhor estratégia, uma vez que possibilitará a manutenção dos serviços mesmo após a pandemia.

“Aqui temos um exemplo muito claro do que é proposto pelo governo, para a união de esforços de todos, para que possamos entregar ofertas e serviços em saúde em quantidade e qualidade para nossa população aqui do município, da região e também do estado. Precisamos fazer mais e melhor e esse é o momento diante do cenário que nos foi imposto”, destacou.

 

Fonte: Governo de SC

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul