#Pracegover Foto: na imagem há três leitos de UTI e uma mulher caminhando pelo local
#Pracegover Foto: na imagem há três leitos de UTI e uma mulher caminhando pelo local

O número de casos confirmados de covid19 nos municípios da Amurel teve um acréscimo nos últimos dias. Em Tubarão, por exemplo, maior cidade da região, na última atualização da Fundação Municipal de Saúde na sexta-feira (20), informava que havia 231 novos casos da doença. Ao todo são 8.299 confirmados, 7.351 curados e 108 moradores da Cidade Azul, que morreram em decorrência da infecção. Na Amurel foram 249 óbitos desde março.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, uma das unidades de saúde referência em atendimento aos pacientes com coronavírus, atingiu recentemente lotação máxima em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para pessoas com a Covid-19. São dez leitos e todos ocupados.

Na última quarta-feira, a instituição informou que novas medidas de segurança entram no plano de Contingência Hospitalar para garantir que a entidade consiga dar suporte ao atendimento de toda região. Entre as medidas tomadas estão a restrições do número de cirurgias. O HNSC também tem se preparado para ampliação de novos leitos Covid-19 para dar suporte a este novo cenário. Medidas como restrições de visitas e acompanhantes continuam em vigor.

Ainda na Cidade Azul, o Hospital Socimed, que possui seis leitos de UTI também opera com lotação máxima no setor. Desde a semana passada, a instituição já vinha operando com mais de 80% de sua capacidade.

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, teve a sua estrutura de UTI montada recentemente e no local, somente são atendidos pacientes com a Covid-19. Passados três meses da inauguração do setor, a instituição não tinha atingido lotação máxima, porém desde a última semana, os dez leitos da unidade de saúde estão ocupados.

Também com UTI credenciada recentemente para atender pacientes com coronavirus, o Hospital São Camilo, em Imbituba, tinha cinco pacientes internados no setor. No entanto, havia 18 pacientes que estavam em enfermarias e alguns deles seriam transferidos para a unidade. Na instituição 14 funcionários afastados devido a doença.

Além dos hospitais da região, há a informação que o Hospital São José está com 100% dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados. O município ultrapassou, na última semana, o pico de casos positivados em comparação ao cenário de julho, considerado o maior da pandemia até então.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul