Há anos a população e instituições da região contam com o apoio do horto na conservação do meio ambiente. São 3 hectares de muito verde dentro do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. O espaço abriga um viveiro de mudas, sementeira e local de compostagem de resíduos orgânicos.

No ano de 2021, o número de mudas distribuídas ultrapassou a meta prevista que era de 52 mil. Foram 57.617 mil mudas doadas, que agora estão espalhadas pela região contribuindo para o reflorestamento de muitos espaços especiais.

É o caso da recepcionista do Complexo Luciane de Oliveira, que é moradora do bairro Barranceira, em Laguna.  Ela e o marido, Zilmar Nunes Cezino encontraram uma solução para um terreno baldio que fica às margens da BR-101, próximo a casa deles. “O local acumulava muita sujeira, então limpamos e resolvemos plantar mudas de árvores frutíferas e ornamentais em junho de 2019, conta Luciane. “Hoje, a comunidade toda se beneficia. Desde o ano passado já estamos colhendo frutos de araçá, pitanga, acerola e goiaba e este ano ainda vamos colher laranja”, comemora.

No horto, são produzidas mudas de árvores nativas e frutíferas/exóticas. São cerca de 8 mil mudas/mês e muitas pessoas envolvidas no processo.

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer a solicitação das mudas. Quando o número for de até 50, o requerente pode ir diretamente no horto, preencher um formulário no local e fazer a coleta. Caso o número ultrapasse 50 mudas, é necessário o envio prévio de um ofício devidamente preenchido e assinado, e o agendamento para retirada. O fornecimento das mudas é realizado de terças às sextas-feiras das 7:30h às 10h e das 13h às 15h.

A comunidade também pode colaborar com o horto fornecendo sementes de árvores nativas para formação de novas mudas. Basta identificar a semente com o nome da espécie e entregar para um colaborador. O Horto Florestal fica anexo ao Núcleo Administrativo Jorge Lacerda, na Av. Paulo Santos Melo no bairro Santo André, em Capivari de Baixo. Informações: (48) 3621-4169.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Diamante