Capivari de Baixo

O gosto pelo cultivo de plantas em casa é um hábito antigo para muitos e desconhecido para outros. O consumo de alimentos plantados no próprio quintal, com o passar dos anos diminuiu,um dos motivos é a facilidade de comprar tudo em feiras ou supermercados.

Neste ano, após algum tempo sem cultivar hortaliças, o departamento de agricultura de Capivari de Baixo distribuiu mais de dez mil mudas de alimentos orgânicos nesta terça-feira (3). Mais de 140 pessoas, que residem no município foram no pátio da secretaria de Agricultura para buscar as mudas de hortaliças.

Muitos aproveitaram para levar mudas a vizinhos, amigos ou familiares que não puderam ir ao local. Pelo menos 10,5 mil mudas de alface crespa e lisa, beterraba, couve-flor, repolho, brócolis, cebolinha verde e rúcula foram distribuídas. Técnicos da Epagri no município estavam presentes para orientar as pessoas sobre a melhor maneira de fazer o replantio e também para dar outros esclarecimentos sobre hortas e pomares.

O coordenador do departamento de Agricultura Israel Rafael conta que estuda outras formas de estimular a população a cultivar  hortas familiares. A ação busca estimular a adoção de hábitos mais saudáveis no dia a dia da população, substituindo o uso de condimentos e alimentos processados por produtos orgânicos e cada vez mais naturais.

Os profissionais da área da saúde afirmam, que para ter uma vida saudável, uma pessoa precisa de pelo menos de quatro a cinco porções de verduras e legumes por dia. E é fundamental que os pais acostumem os filhos desde pequenos a gostar de alimentos saudáveis e ricos em vitaminas. Estes alimentos trazem inúmeros benefícios, e vão desde uma vida mais saudável, a um corpo mais bonito, pele e cabelos sedosos, mais energia e disposição.