Carolina Carradore
Tubarão

Fim do impasse. O Sindicato dos Comerciários e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) entram em acordo. Hoje e amanhã, as lojas de Tubarão abrem em horário especial, em função do Dia dos Namorados. Nos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo, as portas permanecerão fechadas.

Segundo o presidente do Sindilojas, José Batista Masiero, o comércio funciona hoje, das 9 às 22 horas. Já amanhã, o consumidor encontrará estabelecimentos abertos das 9 às 17 horas.

Um horário especial também foi planejado para garantir à seleção no Mundial. De acordo com Masiero, nos dias que o Brasil joga às 11 horas, as lojas ficarão fechadas das 10h30min às 13h30min. Já quando a seleção canarinho entrar em campo às 15h30min, os comerciários poderão ir para casa às 15 horas (e não precisarão voltar se o expediente da loja encerrar às 18 horas). “Boa parte dos estabelecimentos fecha nesse horário. Volta ao trabalho quem trabalha em locais com horário flexível”, explica.

O tempo em que o comerciário não trabalhar durante os jogos da Copa será descontado nas horas-extras feitas nos próximos hoje e sábado.

Contribuição gera polêmica

Um percentual de 8% descontado na folha de pagamento dos trabalhadores pelo Sindicato dos Comerciários de Tubarão é tema de reclamação e questionamento por parte da classe trabalhadora. Muitos afirmam desconhecer o destino deste valor.

O funcionário do comércio de Tubarão Célio Antônio Luciano, 48 anos, quer explicações sobre o dinheiro que sai do seu salário. Segundo ele, se o trabalhador quiser, o desconto pode ser retirado do salário, mas o transtorno é tanto que desanima. “Quando vamos ao sindicato pedir para suspender a contribuição, temos redigir uma carta de próprio punho e responder um questionário absurdo da nossa vida profissional. Entramos em uma ‘lista negra’ do comércio”, diz.

Célio alega que não sabe o porquê deste desconto. “Se o sindicato provar que existe 100% do benefício à classe, a gente paga. Mas eles não explicam nada. Por que tenho que descontar 8% do salário se meu aumento não chega a 2% por ano?”, questiona.
A mesma opinião tem a crediarista Denise Fernandes. Ela tem o desconto na folha salarial, mas nunca soube o motivo. “Isso é uma incógnita para mim. Vou ter que tirar um tempo para suspender”, frisa.

Atrações no Dia D

Amanhã é o Dia D dos Namorados para o comércio de Tubarão. O ponto alto ficará por conta da gastronomia que será oferecida no centro da cidade.
A exemplo da edição anterior, quando foi montado um restaurante com comida italiana, o cardápio de amanhã será feijoada, na praça Pery Camisão. O valor é de R$ 10,00 por pessoa.

Quem comparecer ao Dia D dos Namorados também poderá usufruir de outros serviços gratuitos até as 17 horas, além de presenciar uma série de atrações culturais.
Haverá também orientação sobre câncer de mama e colo de útero e encaminhamentos para preventivos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Em Capivari de Baixo, o horário especial do comércio fica por conta do Sábado Feliz. Com a estrutura montada na avenida General Osvaldo Pinto da Veiga, praça da Igreja Matriz, a população de Capivari, além das compras, poderá usufruir gratuitamente de orientações nas áreas de educação e saúde. O comércio ficará aberto das 9 às 17 horas, com intervalo para almoço.

O outro lado

A presidenta do Sindicato dos Comerciários, Elizandra Rodrigues Anselmo, explica que há uma contribuição de negociação profissional, desconto em duas parcelas de 4% do salário do trabalhador, nos meses de junho e novembro. Segundo ela, esse valor é para investir em melhorias ao sindicato, e consequentemente, ao comerciário. “Usamos para pagar informativos, boletins, manutenção do sindicato, advogados, enfim, é necessário para o bem do trabalhador”. O sindicato arrecada com a contribuição de negociação profissional cerca de R$ 50 mil, por ano.