Tubarão

A Comenda do Mérito Willy Alfredo Zumblick – a mais alta honraria do município – foi entregue ontem à noite no Clube 7 de Julho. Receberam a homenagem o governador do Estado, Raimundo Colombo, a ex-vereadora Lúcia Flávia Corrêa Garcia e o médico pediatra Arary Cardoso Bittencourt.
A insígnia da comenda é uma medalha, tendo em uma das faces em revelo o rosto de Willy, circundado pela legenda “Comenda Municipal do Mérito Willy Zumblick”, com o ano da concessão.

No outro lado, o brasão do município de Tubarão, circundado pela legenda “Cidade de Tubarão – SC”. Os homenageados receberam ainda um certificado.

O cerimonial contou com a participação dos familiares do artista plástico e com a orquestra de câmara Santa Teresinha do Menino Jesus. O prefeito Joares Ponticelli, que entregou a comenda ao governador, lembrou que a homenagem ocorria no mesmo dia em que a cidade se despedia do médico e político Stélio Boabaid.

Arary é médico pediatra e continua prestando serviços à comunidade de Tubarão e região. O próprio Centro de Pediatria da Pró-Vida, local onde ele atua diariamente, desde outubro de 2015, leva o seu nome. Além de médico, é escritor e lançou os livros O menino de Oficinas 1 e 2. É membro da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e do Lions Clube Tubarão Sul.

Lúcia Flávia é natural de Tubarão e orientadora educacional. Formou-se na Unisul e fez pós-graduação em psicossociologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Começou a exercer a profissão no colégio Dehon, em 1971, e mais tarde como professora universitária. A partir de um convite do ex-prefeito Estêner Soratto, surgiu a oportunidade de se tornar a segunda vereadora eleita em Tubarão.

Mais tarde veio a ideia de abrir a Associação das Donas de Casa, dos Consumidores e da Cidadania (Adocon). Lúcia Flávia venceu outra batalha: um câncer de mama inoperável.


Durante cerimônia, Colombo lembrou a obra de Zumblick

“Em tempos tão estranhos, esta honraria faz com que a gente abra o coração por dentro. Esta homenagem dá uma força imensa para nós”, afirmou o governador Raimundo Colombo, que lembrou também a importância da obra de Zumblick, que dá nome à comenda, para a cultura catarinense.

Nascido em Lages, Colombo foi produtor rural, deputado estadual ente 1987 e 1988 e eleito prefeito de sua cidade natal por três mandatos, em 1989, 2000 e 2004.

Em 1998, foi eleito deputado federal, mas ficou no cargo somente por dois anos. Deixou a prefeitura de Lages em 2006 para lançar-se ao senado, com vitória. Renunciou à vaga de senador para tomar posse como governador de Santa Catarina em 2011 e hoje está em seu segundo mandato.