Um homem de 31 anos foi picado por uma cobra peçonhenta em Cerro Negro, na Serra Catarinense, nesta segunda-feira (6). Ele foi medicado e entubado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a equipe do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, devido à gravidade da situação, o homem foi levado para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, pela equipe do Águia 4.

As ocorrências envolvendo cobras e animais peçonhentos têm sido frequentes em Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, em caso de picada de animais venenosos como cobras, aranhas e escorpiões, o local onde a pessoa foi atingida deve ser lavado com água e sabão; anéis, pulseiras e braceletes devem ser tirados e a vítima deve ser levada ao pronto-socorro imediatamente. Se possível, o animal – mesmo morto – deve ser levado para identificação.

De acordo com os Bombeiros, há também atitudes que jamais devem ser tomadas nestes casos:

  • Não amarre o membro ou faça torniquete
  • Não corte o local da picada
  • Não chupe o local da picada
  • Não coloque substâncias no local da picada 

Em caso de picada de animais peçonhentos, além do telefone 193 do Corpo de Bombeiros, a população pode acionar o Samu, por meio do número 192, ou pode entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIATox/SC) pelos números 0800 643-52-52 ou (48) 3721.9535.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Com informações do NSCTotal