Hoje (21), o tempo será com sol e algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, haverá mais nuvens e nevoeiros no início da manhã. No Extremo Oeste, pancadas de chuva com trovoada à noite.

No entanto, nesta sexta-feira (22/5), uma frente fria desloca-se por SC e provoca chuva em todas as regiões, com risco de temporais localizados, ventania e granizo, especialmente no Oeste. Os maiores totais de chuva estão previstos do Oeste ao Planalto (em média de 40 a 60 mm) e de 10 e 20 mm em média nas demais regiões. Essa chuva não reverte a situação de forte estiagem no estado de SC, mas ameniza em algumas regiões.

No fim de semana (23 e 24/5), a temperatura estará em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. Desta vez, a diminuição de temperatura ocorre com a presença de muita umidade em SC, associada à um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, com possibilidade de neve e/ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul, entre a noite de sábado e madrugada de domingo.

Na próxima semana (25 a 27/05) o tempo fica estável e frio, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700 m), com formação de geada. No Litoral a temperatura também será baixa, com mínima de 4°C a 8°C.

Sol entre nuvens e temperatura em elevação
Quinta-feira (21/05):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, mais nuvens e nevoeiros no início da manhã. No Extremo Oeste, pancadas de chuva com trovoada à noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil. Formação de baixa pressão no RS.

Fonte: Epagri/Ciram e Climatempo
Foto: Bruna Scoz