Maior hospital de Santa Catarina em número de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e referência estadual em alta complexidade, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, recebeu a Certificação de Acreditação ONA Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

Foram três dias de avaliação por uma equipe do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). Foram verificadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio do hospital.

De acordo com o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira, esta Acreditação consolida o trabalho focado no paciente que a instituição faz há muitos anos na região. “É o reconhecimento de que o HNSC atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige”, valoriza.

Esta certificação é válida por dois anos e será acompanhada pelos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configura uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 800 requisitos verificados antes da homologação da Acreditação.

O diretor acrescenta que a qualidade é um dos pilares da instituição, e por isso foi adotada a Acreditação Hospitalar como uma das principais ferramentas, contribuindo para a excelência na prestação dos serviços. “O Certificado de Acreditação é um reconhecimento que representa a qualidade, a segurança, a humanização no atendimento e o cuidado com o paciente”, enumera.

 

O que é uma Acreditação ONA
Após a Constituição de 1988, que definiu a saúde como um direito de todo cidadão, entidades públicas e privadas do setor de saúde fundaram a Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e reconhecida internacionalmente, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente.

A metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul