Neste sábado, 5, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, participará do “Dia D” do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, compartilhando informações e conscientizando sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce da doença. 

Promovido em parceria com a prefeitura de Tubarão, o Sesc, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e outras entidades do município, o início do evento será marcado com uma caminhada, às 8h30, que sairá da Fundação Municipal de Saúde e irá até o ponto de encontro na Avenida Marcolino Martins Cabral, onde acontecerá a abertura oficial. 

Depois, os participantes se deslocarão para a Praça 7 de Setembro, onde várias tendas informativas estarão montadas para atender a população. O HNSC estará no local prestando atendimento básico de saúde à comunidade, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e orientações para o autoexame de mama. As voluntárias do setor de Oncologia do Hospital irão divulgar seu trabalho e distribuir fitinhas cor-de-rosa para as mulheres que realizarem os exames.

Durante todo o mês, as entidades participantes em Tubarão irão realizar diversas atividades de conscientização sobre o câncer de mama e, como nos anos anteriores, o Hospital Nossa Senhora da Conceição irá encerrar as celebrações do calendário do Outubro Rosa. No dia 31, quinta-feira, a Instituição irá realizar o 3º Encontro “Juntas Somos Mais Rosas”, café solidário que celebra a união feminina contra a doença e busca compartilhar informações sobre a saúde da mulher e os cuidados com o câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre mulheres no mundo e, também, no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e corresponde a cerca de 29% dos casos novos por ano. Estima-se que 30% das ocorrências da doença poderiam ser evitadas com a adoção de práticas saudáveis, como realizar atividades físicas, manter o peso corporal adequado e alimentar-se de forma saudável, evitando o cigarro e o consumo de álcool.

Amigo da Comunidade

As ações do hospital para o Outubro Rosa fazem parte do Projeto “HNSC Amigo da Comunidade”, série de atividades que têm como objetivo aproximar a Instituição do público de Tubarão e comunidades vizinhas. A ideia é transmitir os valores e a missão de humanização no atendimento da Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), entidade filantrópica que o administra, e, por meio disso, buscar elevar a consciência quanto ao papel do Hospital na região.