Pracegover Foto: na imagem há um edifício com muitas janelas, porta e escada
Pracegover Foto: na imagem há um edifício com muitas janelas, porta e escada

A renovação da contratação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI Covid-19) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão junto à Secretaria de Saúde de Santa Catarina não ocorreu. A unidade de saúde da Cidade Azul não foi inserida no Mapa de Contingência do Estado.

O Mapa definiu, baseado na *Portaria GM/MS n° 4.226 de 31 de dezembro de 2021, a lista de hospitais que permaneceria atendendo pacientes Covid em Unidades Intensivas. Os hospitais da região na lista com leitos UTI Adulto para Covid-19 estão: Imbituba (10), (Içara (10), Criciúma (10) e Araranguá (10). “Portanto, os pacientes internados no HNSC que precisarem de leitos de UTI Adulto para a doença são direcionados, via REGULAÇÃO, para estes hospitais”, informou a nota do HNSC.

A Portaria GM/MS n 4.226 de 31 de dezembro de 2021, dispõe sobre o procedimento para desmobilização e pagamentos de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico Covid-19 autorizados, em caráter excepcional e temporário, para o atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave S R AG / C o v i d – 1 9 )

A Secretaria Estadual da Saúde realiza a regulação do acesso aos leitos de UTI Neonatal, Pediátrico e Adulto por meio de uma central, que recebe a solicitação de uma vaga de UTI a partir do médico assistente de hospital que não possui leitos de terapia intensiva ou não dispõe de vaga no momento. A equipe médica da central classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico e procura, na rede do SUS, pelo serviço que atenda às necessidades do paciente. Identificada a vaga, o leito é reservado e disponibilizado ao hospital solicitante.

Na última sexta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde encaminhou para a Comissão de Intergestores Bipartites (CIB) um documento solicitando a manutenção de dez leitos de UTI adulto para o HNSC.

Esses dez leitos deverão ser utilizados para tratamento de outras patologias que não a covid-19. Os valores devem ser pagos por meio do Ministério da Saúde.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul