O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, encerra o mês de dezembro em clima de comemorações, e não só pelas festas de fim de ano. Os números de atendimento de janeiro a novembro de 2019 mostram um crescimento em praticamente toda a oferta de serviços para a população. Este ano, por exemplo, o Hospital realizou quase 90 mil atendimentos de Emergência e Pronto Atendimento, sendo aproximadamente 80% via Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade registrou ainda 22 mil internações, 9.500 cirurgias e 2.600 bebês nascidos na Maternidade, além de 94.500 exames de imagem – 5 mil a mais do que no ano passado. No total, os números são 5% maiores do que o registrado entre janeiro e novembro de 2018.

115 anos do HNSC

Outro motivo de celebração é o aniversário de 115 anos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que serão completados em 8 de dezembro. Por isso, neste sábado, dia 7, das 9h às 16h, a Instituição estará com uma tenda montada na Av. Marcolino Martins Cabral, próximo ao Banco do Brasil, para um dia de integração com a comunidade.

Serão oferecidos gratuitamente serviços básicos de saúde à população, como aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e várias informações sobre saúde e prevenção. Além disso, haverá um espaço para contar um pouco desses 115 anos de história, mostrando transformação da estrutura da unidade hospitalar ao longo do tempo, o trabalho junto à comunidade e a filosofia de atendimento humanizado do Hospital, que é hoje o maior em número de leitos de Santa Catarina.

E as comemorações não param por aí – no dia 10 de dezembro haverá uma apresentação exclusiva do Coral Municipal de Tubarão em frente ao HNSC, às 19h30, aberta à população.

Já no dia 18 de dezembro, a celebração oficial do aniversário terá três partes: às 14h30, será celebrada uma missa especial dos 115 anos do Hospital e de Natal, na Capela da Instituição. A partir das 19h30, uma serenata e encenação do nascimento de Jesus sairá da antiga Rodoviária de Tubarão e caminhará até o palco principal, em frente à Casa da Cidade. Nela, 115 anjos serão representados por filhos de colaboradores do Hospital, e passarão entregando mensagens de amor e gratidão à comunidade e cantando junto com o Grupo Shalom. Para encerrar o evento, às 20h30, também na Casa da Cidade, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o diretor executivo do HNSC, Fábio Tadeu Teixeira, farão discursos aos presentes. A Sociedade Musical Lira Tubaronense fará o encerramento cantando junto com a comunidade o “parabéns a você” para o HNSC.

Serviço

Festa na praça – 115 anos do HNSC*

Data: 7 de dezembro de 2019

Hora: das 9h às 16h

Local: Av. Marcolino Martins Cabral, próximo ao Banco do Brasil

*participação gratuita e não necessita inscrição

Cerimônia de Natal e aniversário – 115 anos do HNSC*

Data: 18 de dezembro de 2019

Hora: 19h30

Local: Saída da antiga Rodoviária de Tubarão e caminhada até a Casa da Cidade, na Av. Marcolino Martins Cabral, 115

*participação gratuita e não necessita inscrição