Tubarão

Em função de uma gravação de áudio que circula na internet e nas redes sociais, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão (SC), esclarece que:

 
Conforme declarações do próprio Dr. Cristiano Alexandre Ferreira, tratam-se de trechos de uma conversa particular entre ele e um colega de trabalho, gravada sem a devida autorização, em meados de 2017 – quando ainda respondia como Diretor Técnico do HNSC. Dr. Cristiano ocupou o cargo entre dezembro de 2016 e 21 de fevereiro de 2019.

 O HNSC reitera que as declarações contidas na gravação tratam-se de opiniões pessoais e que não são manifestações oficiais do HNSC, não condizendo com a postura e os valores da Instituição.

Por tratar-se de conversa ocorrida há cerca de dois anos, muitos temas abordados já foram tratados internamente e as medidas cabíveis foram adotadas para cada caso.

 A diretoria do Hospital vem promovendo uma reestruturação interna, com o objetivo de ajustar os procedimentos e as rotinas da Instituição, para atender ainda melhor a população e aprimorar a qualidade dos processos decisórios do Hospital.

 Um processo de mudança de tal complexidade, que contempla as áreas de gestão, quadro de pessoal, inovação tecnológica e introdução de novas práticas de governança, gera questionamentos e divergências de pontos de vista, os quais são parte do processo e contribuem para o aprimoramento constante da Instituição.

 

Isto posto, o HNSC entende que é necessário destacar alguns pontos acerca das referidas declarações:

Parceria com a Unisul: A parceria do HNSC com a Unisul é mantida desde o ano 1999. As pendências existentes entre as instituições foram tratadas e negociadas em comum acordo entre ambas as partes, sendo que o Hospital reconhece a Universidade como grande parceira e se esforça para continuar a contribuir para a formação dos profissionais na área da saúde, em benefício da população de Tubarão e região. Ainda em 2017, tiveram início negociações que foram concretizadas já naquele ano e outras que se realizaram em 2018. As tratativas incluíram também a reorganização dos espaços ocupados anteriormente pela Unisul, dentro do Plano Diretor do Hospital, o que vem possibilitando melhorias no atendimento prestado à população por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), melhoria dos serviços do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e a ampliação dos serviços da área da Oncologia, para a oferta de exames e tratamento com recursos completos para os moradores da região.
 
Uso adequado de antibióticos: Com objetivo de ampliar a assistência ao paciente e trazer maior qualidade ao tratamento, o HNSC segue protocolos médicos baseados em evidências, como, por exemplo, em relação ao uso correto de antibióticos e a procedimentos assistenciais adequados. Por meio do Programa de Qualidade e Segurança do Paciente do HNSC, foi possível reduzir o número de casos de infecção associadas à assistência em saúde em 71,5% nos últimos 20 meses.

Contratos com médicos e empresas parceiras: Para melhorar as relações contratuais do HNSC, muitos contratos firmados estão sendo revisados, seja com equipes médicas ou com fornecedores de produtos e serviços. A gestão de contas, contratos e convênios do HNSC – renovação, encerramento, busca de novos parceiros e fornecedores – é responsabilidade da direção do HNSC, visando garantir o equilíbrio e a sustentabilidade da Instituição, bem como o melhor funcionamento do Hospital e a busca pelo aprimoramento da assistência prestada à população de Tubarão e região, garantindo a excelência médica e técnica.