Braço do Norte

O registro da história de Braço do Norte para as próximas gerações está garantido. Isso porque serão publicadas amanhã duas obras sobre o tema, escritas pelo historiador Enerzon Xuxa Harger (foto). O evento ocorre às 20 horas, no salão nobre da paróquia.

Um dos livros, Expoentes da Política braçonortense, está em sua segunda edição, a outra obra é intitulada, “Respingos da nossa história”. O autor faz um resgate da história do município, a partir de 1838. Ele trata da colonização, desenvolvimento e apresenta mais de 200 nomes de representantes públicos que marcaram a política da cidade.

Para chegar ao livro Respingos da nossa história, foram necessários oito anos de pesquisas. Através de familiares e outras publicações, Xuxa coletou dados e fotos, que ilustram os principais fatos, desde os grupos indígenas, que viveram na região até o início do século 20, e até os dias atuais. “Procuro descrever quem foram estas pessoas que nasceram e lutaram para a emancipação e o crescimento do município”, explica Xuxa.

A tiragem de 500 exemplares faz parte de um projeto de vida do autor. “Apesar de ter apenas a quarta série, queria deixar algo que as futuras gerações pudessem aproveitar. Como um apaixonado pela história, decidi realizar o sonho de escrever a história do município para ser utilizada como fonte de pesquisa, nas escolas e bibliotecas”, justifica. Durante o evento, o escritor reapresentará a obra Os homens que fizeram nossa história, também com tiragem limitada a 500 exemplares.