História: Amadio Vettoretti estreia coluna no Notisul

Tubarão

Desde pequeno, os livros eram os fieis companheiros de Amadio Vettoretti. Até mesmo quando ele acompanhava os pais na lavoura. Hoje, aos 71 anos, Amadio é um grande conhecedor da história regional e promete dividir estes conhecimentos com os leitores do Notisul.

O historiador e diretor do arquivo público municipal de Tubarão estreia hoje uma coluna na página Articulistas. História será veiculada uma vez por semana, todas às quartas-feiras. Uma de suas ‘missões’ com a coluna é mostrar os fatos que se contradizem.

Natural de Treze de Maio, Amadio é um apaixonado pela leitura. “O arquivo municipal da cidade é o quinto melhor do estado em organização”, destaca o historiador, que se dedica ao espaço há 25 anos.

Hoje, o historiador dedica-se a três obras: na primeira, relatará as enchentes que assolaram Tubarão e região. O título da obra deve ser Os temporais do leste. “O livro vai abordar a enchente de 74 e todas as ocorridas até a atualidade. Tudo que ameaçou a cidade. É preciso entender a formação geológica de Tubarão”, analisa.

Há 20 anos, Amadio estuda e pesquisa a história do município de Jaguaruna. Esta é a segunda obra que pretende lançar. E também estuda a colonização italiana, os confrontos culturais entre a Itália e o Brasil, desde a chegada dos italianos ao país, até a atualidade.