Tubarão

Desde pequeno, os livros eram os fieis companheiros de Amadio Vettoretti. Até mesmo quando ele acompanhava os pais na lavoura. Hoje, aos 71 anos, Amadio é um grande conhecedor da história regional e promete dividir estes conhecimentos com os leitores do Notisul.

O historiador e diretor do arquivo público municipal de Tubarão estreia hoje uma coluna na página Articulistas. História será veiculada uma vez por semana, todas às quartas-feiras. Uma de suas ‘missões’ com a coluna é mostrar os fatos que se contradizem.

Natural de Treze de Maio, Amadio é um apaixonado pela leitura. “O arquivo municipal da cidade é o quinto melhor do estado em organização”, destaca o historiador, que se dedica ao espaço há 25 anos.

Hoje, o historiador dedica-se a três obras: na primeira, relatará as enchentes que assolaram Tubarão e região. O título da obra deve ser Os temporais do leste. “O livro vai abordar a enchente de 74 e todas as ocorridas até a atualidade. Tudo que ameaçou a cidade. É preciso entender a formação geológica de Tubarão”, analisa.

Há 20 anos, Amadio estuda e pesquisa a história do município de Jaguaruna. Esta é a segunda obra que pretende lançar. E também estuda a colonização italiana, os confrontos culturais entre a Itália e o Brasil, desde a chegada dos italianos ao país, até a atualidade.