Os acadêmicos das 5ª e 7ª fases do curso de História da Unisul, campus Tubarão, realizaram no último sábado (4) uma visita técnica a diversos locais de Orleans, cidade que fica aos pés da Serra do Rio do Rastro. A atividade faz parte da unidade de aprendizagem Patrimônio Arquivístico e Preservação de Documentos, ministrada pela museóloga e professora da Unisul, Silvana Silva de Souza.

Entre os locais visitados estão o Arquivo Público e Histórico Amadio Vitoretti, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, o Centro de Documentação Histórica e o Arquivo Central de uma instituição educacional da cidade de Orleans. Para Silvana, as visitas servem para gerar conhecimento sobre a realidade de instituições arquivísticas da região e seus desafios. “Só assim é possível compreender a partir de qual base legal e teórica essas instituições realizam suas gestões institucionais e documentais. E perceber qual o impacto de uma má gestão para o acesso público à informação, direito de todo cidadão”, destaca a professora.

História além da Universidade

Alexandre de Medeiros Motta, professor e coordenador do curso de História da Unisul, destaca a importância da união de ensino e prática. “Essa visita técnica obviamente faz com que os alunos percebam que a história tem conhecimento útil, que ela não está só dominada pelas fronteiras da Universidade. Então, certamente os acadêmicos terão condições de aplicar aquilo que aprendem em sala de aula e ao mesmo tempo refletir as mudanças e permanências que fazem parte do processo histórico”, finaliza o coordenador.