#ParaTodosVerem Na foto, as personagens Hermídia e Hermidinha em apresentação na Feagro 2022
A primeira apresentação de Hermídia e Hermidinha, vividas por Maurício Goltz e Jaisson Corrêa de Oliveira, respectivamente, foi na Feagro deste ano - Foto: Instagram @hermidiaoficial | Divulgação

Era para ser apenas uma participação engraçada de cinco minutos dentro da programação da Rádio Verde Vale, de Braço do Norte. Mas a personagem criada pelo pedagogo Maurício Goltz, hoje com 28 anos, fez sucesso instantâneo. No dia seguinte, lá nos idos de 2016, a pergunta na cidade e na região era: quem é Hermídia e quando ela voltará para o microfone? Nem o próprio Maurício acreditou. Ele já era funcionário da rádio, mas na área de edição de áudio e vídeo. Ser locutor era algo que jamais havia passado pela sua cabeça “Não, não. Sempre achei que para ser locutor deveria ter voz imponente. A minha sempre foi feminina demais, fina, anasalada”, recorda.

No fim, foi pela voz que Maurício começou a trilhar o caminho do sucesso e dentro da área que sempre amou: a arte, o teatro, a comédia! Ele começou a participar diariamente do programa. A audiência explodiu. “Justamente por não gostar muito da minha voz e ter vergonha, achei que seria melhor criar uma personagem mulher. Foi então que me inspirei na Dona Hermínia, do ator Paulo Gustavo. Ele foi uma inspiração para mim em todos os sentidos”, recorda de maneira carinhosa. Nesta época Hermídia era apenas uma voz, Maurício não usava qualquer tipo de caracterização, como a peruca loira cheia de bobes ou seus modelitos “super básicos”. Mas isso era uma questão de dias e nem Maurício sabia à época. A ‘Hermídia da Rádio’ logo se tornou a ‘Hermídia de Braço do Norte’.

Hoje Maurício participa de diversos eventos, tanto na cidade quanto na região, e para todos os tipos de público, desde crianças até a melhor a idade. “Ainda que eu tenha graduação em pedagogia, nunca exerci a profissão. Eu sempre gostei de pessoas, público grandes, plateia. Sempre pensei que fosse trabalhar com a arte, a comédia. Amo fazer as pessoas rirem. Mas nunca pensei que seria assim”, explica Maurício. Nas redes sociais, Hermídia tornou-se referência e também influencer – ainda que Maurício fique receoso com o título. Mas é ter Hermínia e bum: produto viralizado. Além de trabalhar com marcas e eventos, Maurício também produz conteúdo próprio para suas redes sociais. São mais 113 mil seguidores entre Facebook, Instagram e Tik Tok. E nem o marido de Maurício, o arquiteto Igor Costa, escapa. A personagem Hermídia é casada com Bento e juntos eles têm uma filha: a Hermidinha.

#ParaTodosVerem Na foto, as personagens Hermídia e Hermidinha com o arquiteto Igor Costa
Na história criada por Maurício Goltz, Hermídia, sua personagem, é casada com Bento, o arquiteto Igor Costa, marido de Maurício na vida real, e juntos eles têm Hermidinha, interpretada por Jaisson Corrêa de Oliveira – Foto: Instagram @hermidiaoficial | Divulgação

Hermidinha sempre foi uma boneca que Maurício carregava para cima e para baixo. A ideia de ter um humano neste papel, confessa Maurício, não partiu dele, mas de um fã: o inspetor de qualidade de uma empresa plástica Jaisson Corrêa de Oliveira. Ele telefonou na rádio e ofereceu-se para interpretar o papel. Jaisson tem nanismo e achou que justamente isso seria perfeito para dar vida à Hermidinha. “Não vou crescer mesmo, então ao invés de ter vergonha e até preconceito de mim mesmo, resolvi aproveitar o que muitos olham como um defeito. Eu sou assim, nasci assim e tudo bem. Gosto de atuar, de fazer rir”, conta Jaisson. Com 41 anos, ele sempre foi uma pessoa alegre e engraçada. Casado com Vanderlea Bloemer e pai da Letícia Bloemer de Souza, ele ficou surpreso quando Maurício propôs que atuassem juntos na Feagro.

Quando ele fez contato para dar vida à Hermidinha era meados de 2021. Por conta da pandemia, a ideia foi bem-vinda, mas ficou na gaveta. Jaisson achou que tinha ficado por isso mesmo. Mas não! A própria comissão organizadora da Feagro gostou da ideia. Inicialmente, os dois interpretariam seus personagens apenas nos três dias da feira. “Combinamos direitinho como seria e na hora ele topou. Foi uma correria enorme, porque precisamos mandar fazer as roupas para ele. A Ivonete Moraes, nossa costureira, arrasou nos figurinos e tivemos também parceria de outras lojas para que nascesse a Hermidinha”, conta Maurício. A feira passou, foi absolutamente um sucesso e adivinha o que aconteceu: hoje o público – e os clientes que contratam Maurício também! – não quer só Hermídia, mas sim mãe e filha.

Quem já assistiu aos vídeos deles nas rede sociais – ou teve a oportunidade de vê-los pessoalmente na Feagro – entende o motivo: Maurício e Jaisson têm absoluta sintonia e são muito engraçados como Hermídia e Hermidinha. Resultado: ai de Maurício se aparecer sem Jaisson! Para quem não é do Vale e quer conhecer o trabalho de Maurício e Jaisson terá uma ótima oportunidade. Eles são os convidados de honra do A Tarde é Nossa da SCC, a filiada do SBT em Santa Catarina, desta sexta-feira (5). O programa, apresentado Maricotinha, outra personagem de grande sucesso, inicia ao meio-dia, com transmissão para todo o Estado. Hermídia e Hermidinha contarão um pouco da trajetória até aqui e também participarão de um desafio musical. Já no domingo, dia 7 de agosto, eles participam de um passeio de bicicleta promovido pela Epicus Bike, de Braço do Norte. A atividade marca o aniversário de seis anos da empresa na cidade. O trajeto de 35 quilômetros será percorrido por Hermídia e Hermidinha de quadriciclo. As inscrições, inclusive, ainda podem ser feitas até esta quinta-feira (4) para quem quiser participar da aventura.

Acompanhe e valorize a arte local
Além das apresentações presenciais em eventos, shows, inaugurações e festas, Hermídia continua com programas diários na Rádio Verde Vale. De segunda-feira a sábado de manhã, das 10 horas ao meio-dia, ela está a frente do programa Dia a Dia. Também de segunda-feira a sábado, mas à noite, das 18 às 19 horas, Hermídia apronta as suas no programa Fora de Hora. E ainda aos sábados, a personagem participa também do programa Sábado Premiado, das 8 horas ao meio-dia. Todos são feitos por Maurício caracterizado como Hermídia e pela radialista Sidiana Santos. Jaisson, por hora, participa apenas nas apresentações presenciais.

Contato para apresentações
Para contratar Hermídia e Hermidinha para apresentações, cerimônias, festas, animações de eventos e propagandas de lojas, os interessados podem fazer contato diretamente pelo Instagram @hermidiaoficial ou entrar em contato com a Rádio Verde Vale. O telefone é o (48) 3658-6067. 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul