#Pracegover Foto: na imagem há um livro
#Pracegover Foto: na imagem há um livro

A escritora e publicitária Helena Machado lança neste sábado (12), o livro “Imbituba é Poesia – Versos para Amar e Contemplar”, na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, às 10h. A obra é a quarta de sua autoria e a primeira voltada ao público infanto-juvenil. O evento é aberto ao público e, por protocolos de segurança, permanecerão no espaço, no máximo, 50 pessoas por vez, sendo que os participantes deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O livro aborda os principais tópicos relativos à história e cultura do município em cem estrofes rimadas, tais como: colonização açoriana, pesca da baleia, chegada de Henrique Lage, atividade portuária, comidas típicas, personalidades contemporâneas e pontos turísticos, além de contar com ilustrações para colorir. “Minha principal motivação para encarar este desafio veio da leitura do livro Símbolos de Imbituba/SC, da jornalista Emanuelle Querino, que constata em pesquisa o que eu já imaginava: a perda gradativa da identidade cultural imbitubense pelas novas gerações”, justifica Machado.

A obra conta ainda com as ilustrações da também imbitubense Marianny Querino, artista que assina os desenhos pensados para completar a experiência de poesia e ludicidade. “A ideia é que as crianças que estão despertando para a leitura também possam usar a imaginação com as figuras da nossa cultura, desenvolvendo familiaridade pela imagem, complementando com o texto”, destaca a autora.

O projeto foi realizado com o incentivo fiscal da Fertisanta por meio do apoio cultural da Prefeitura de Imbituba via OSPCI – Órgão Superior da Política Cultural de Imbituba (atualmente a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), com OGCult (Superintendência  de Cultura), Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROCULT no 01 / 2020; e tem como contrapartida social a distribuição gratuita de 500 exemplares às escolas e Biblioteca Pública, por meio da SEDUCE. Para quem quiser adquirir, a obra será vendida a R$ 25, diretamente com a autora pelo Instagram @helemachado.

“O Procult é a forma prática dos benefícios das políticas culturais do Município, pois por meio dele podemos levar projetos como esse para a população imbitubense, além de proporcionar a valorização dos artistas locais, fomentando a arte e a cultura locais”, comemora a Superintendente de Cultura, Alessandra Santos.

“Importante lembrar que o Procult foi instituído pela Lei Complementar 4.276/13 e integra o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura (SMFC). O programa apoia e viabiliza os projetos culturais mediante incentivo, por meio da renúncia fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ou do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ou seja, todo cidadão e empresas da cidade podem colaborar com o desenvolvimento cultural de Imbituba”, reforça Alessandra.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Biblioteca Imbituba