#Pracegover foto: na imagem há um homem, um quadro, notebook, mesa e acessórios
#Pracegover foto: na imagem há um homem, um quadro, notebook, mesa e acessórios

Um procedimento que busca trazer uma maior simetria e equilíbrio para as proporções do rosto, a Harmonização Facial tem crescido muito no país. Podemos afirmar que o procedimento é uma tendência que está em ascensão em todo o mundo e conquistou os mais variados públicos.

Muitos buscam a harmonização para ter um rosto rejuvenescido e corrigir pequenas imperfeições, como uma distorção no contorno facial, lábios pequenos, nariz, marcas de expressão. Os trabalhos são executados por médicos e também por odontologistas. Nos últimos meses, no entanto, tem-se propagadas muitas notícias sobre a atuação do cirurgião-dentista neste procedimento.

Há grande resistência de profissionais de outras áreas sobre a utilização de toxina botulínica e  preenchedores faciais por odontologistas para harmonizar esteticamente a face dos pacientes. Pode o cirurgião-dentista atuar na harmonização facial? De acordo com o odontologista de Pescaria Brava, Andrei Vitor, não só pode, como na verdade, é o profissional mais habilitado para realizar os procedimentos da Harmonização Orofacial, já que possui pleno conhecimento da área anatômica que envolvem cabeça e pescoço. Além do mais, a Harmonização Orofacial é uma especialidade reconhecida e aprovada pelo Conselho Federal de Odontologia.

Ele destaca que é importante considerar qual a capacitação esse profissional recebeu para poder atuar, se sente segurança durante a execução da técnica e se profissional operante está apto para enfrentar as possíveis intercorrências dentro da Harmonização. É importante que o cirurgião dentista possua ao menos cursos de aperfeiçoamento ou que seja um especialista nesta área.

Em relação a valores, o profissional de odontologia de Pescaria Brava pontua que é importante que antes de tudo, o paciente se submeta a uma consulta prévia de avaliação com o dentista, para que ele possa construir um plano de tratamento. “Deste modo, saberemos qual procedimento será utilizado no tratamento, a técnica que será empregada, bem como o tipo de material e a quantidade, além das sessões necessárias”, explica.

Doutor Andrei Vitor conta que o tempo dependerá do tipo de procedimento realizado, a qualidade do material, o organismo e os hábitos de vida do paciente, que também sofrem grande influência sobre. “Desta maneira, poderemos estimar aproximadamente ao paciente, a durabilidade do tratamento”, assegura.

Ele relata que há excelentes marcas do mercado, como por exemplo, os preenchedores faciais a base de ácido hialurônico, o qual é um componente que o o próprio organismo possui, mas que  com o passar da idade existe perda, ou seja, é extremamente seguro para o paciente e profissional executante. O ácido hialurônico tem como função trazer hidratação, contorno, volume a região aplicada. “Temos também, a toxina botulínica, ou como popularmente é conhecido, Botox ®, esse tem por finalidade impedir a contratação muscular na região, prevenindo ou suavizando as rugas e linhas de expressão, como por exemplo, a testa, região entre as sobrancelhas e canto dos olhos, os famosos pés de galinha”, explica

Entre outros procedimentos dentro da Harmonização Orofacial, está a lipo enzimática ou cirúrgica de papada, a rinomodelação, microagulhamento, a utilização de PRP (Plasma Rico em Plaquetas), onde se utiliza o próprio sangue do paciente no tratamento, obtendo resultados bastante satisfatórios. A Harmonização Facial é qualquer procedimento estético que venha a trazer harmonia e equilíbrio na face do paciente, desde uma simples correção de alinhamento dos dentes, melhorando o sorriso e o perfil do paciente a outras partes do rosto, por exemplo, pode ser considerado uma harmonização.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como uma especialidade da odontologia em 2019. Desde então, o assunto se tornou um tanto quanto polêmico entre cirurgiões-dentistas e médicos, que discutem quem deveria ser o profissional responsável por este tipo de tratamento.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul