#Pracegover: No vídeo, as Guardiãs de Anita fazem perguntas à heroína sobre as cartas que ela escreveu ao longo da vida

Imagina só poder se encontrar com sua figura mais inspiradora, conversar e ainda poder fazer perguntas à ela? Essa é a ideia de uma produção audiovisual produzida pelo Instituto CulturAnita que será divulgada oficialmente no próximo domingo, 30 – a pré-estreia do vídeo será feita durante a live de lançamento do livro ‘Anita: Guerreira das Repúblicas e da Liberdade’. A data marca o 199º aniversário de nascimento de Anita Garibaldi. }

No vídeo, as Guardiãs de Anita fazem perguntas à heroína sobre as cartas que ela escreveu ao longo da vida. São dúvidas sobre o primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte, sobre como ela se salvou em diversas batalhas, principalmente nas duas em que foi derrubada porque seu cavalo foi atingido por tiros dos inimigos.

“Foi muito prazeroso poder participar desse projeto e saber da importância cultural que ele terá. Estamos revivendo uma parte de nossa própria história, ainda mais, sabendo que somos protetoras dessa memória”, comenta a guardiã Andreia Noal.

Todo o material foi gravado em um cenário rústico, antes da pandemia do novo coronavírus. Ao todo são 20 perguntas que foram elaboradas com base nas cartas e fatos reais envolvendo Anita Garibaldi.

A Heroína dos Dois Mundos foi interpretada pela atriz lagunense Lize Souza, que interpreta Anita desde que tinha 18 anos. “Embora seja o mesmo personagem, são duas personalidades diferentes. Aos 27 anos, ela já tinha cinco filhos e passou por diversas batalhas e fugas e a emoção está aí, em tentar alcançar essa maturidade de Anita”, comenta Lise.

O material poderá ser conferido no canal Pingos e Respingos da História do historiador Adílcio Cadorin (link: abre.ai/videoanita)

Crédito da imagem: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul