#Pracegover Foto: na imagem há um homem, areia e o mar
#Pracegover Foto: na imagem há um homem, areia e o mar

Guarda-vidas da praia do Iró atuaram no salvamento de uma adolescente, 13 anos, antes que fosse arrastada em uma corrente de retorno no mar. O caso ocorreu por volta das 16h30, da última terça-feira, 28.

Os socorristas viram a jovem na água e correram para resgatá-la com uso de nadadeiras e life belt, que é uma espécie de flutuador. A adolescente é de São Ludgero e passa bem.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) orienta aos banhistas que procurem nadar próximo de locais com guarda-vidas, observando as bandeiras instaladas ao longo da orla marítima, que indicam a condição do mar. Evitar se banhar em regiões que podem ocorrer arrastamentos pela correnteza. Qualquer emergência, o contato com a corporação é feito pelo telefone 193.

Dicas

Segundo o CBM, para evitar acidentes na praia com esse é importante saber identificar uma corrente de retorno, que responde por mais de 90% das ocorrências de afogamentos em água salgada.

As correntes são um refluxo de água que retorna da costa para o mar, formando um corredor com uma correnteza que pode carregar uma pessoa para longe da praia em poucos segundos.

Os guarda-vidas demarcam os limites da corrente com duas bandeiras vermelhas na faixa de areia, sinalizando o local perigoso, onde se desaconselha o banho. As correntes de retorno têm algumas características: as ondas não quebram nesses locais e a coloração da água costuma se diferenciar do resto da praia, sendo mais escura.

O CBM orienta:

  • Caso você saiba nadar, nade para o lado e após sair da corrente, você poderá voltar a nadar em direção à praia. Não tente nadar contra a corrente; esse é um erro comum, que pode levar à extrema fadiga rapidamente.
  • Caso você não saiba nadar, não se desespere. Primeiro, tente fazer sinal para que os guarda-vidas e/ou banhistas saibam da situação. Segundo, mantenha a calma e tente boiar na água até chegar a ajuda; a corrente de retorno tem um fim e não vai te levar para o meio do oceano.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Agora Laguna